25 janeiro, 2017

Devemos treinar quando estamos com o período menstrual?

Duvida persistente, ou até mesmo tradicional, daquelas que vêm do tempo das nossas avós ou até mesmo das nossas bisavós. Durante o período menstrual devemos ou não fazer esforços físicos? Pois claro que esta duvida uma vez ou outra já surgiu, e segundo a tradição deveríamos fechar-nos em casa sem fazer nenhum, não andarmos descalças e nem lavarmos a cabeça…vá-se lá saber o porquê de tantas coisas.
Pois é meninas e…meninas, pois acho que os meninos nunca tiveram esta duvida, durante o período menstrual nós não passamos bem, cólicas e dores por todo o lado, mas o que se calhar vocês sabem mas nunca deram por ela, por serem pessoas tão activas, que até parece que comem pilhas Duracell ao pequeno-almoço, é que durante o período nós andamos mais fracas e temos uma redução bem acentuada da força, actividade, velocidade e resistência. Ou nunca repararam que dizem muito mais “não tenho vontade para nada” durante o período menstrual, e que andam mais irritadiças e instáveis? Tudo tem a ver com a diminuição de concentrações de hormonas de estrogénio e progesterona levando há eclosão do óvulo e consequente sangrento, provocando as ditas dores e claro as tão famosas cólicas.
No entanto se andam a pensar que só aqui vêm más noticias, também as há boas, durante a fase da ovulação, entre o 15º e 25º dia, vai ocorrer uma maior libertação de progesterona a qual vai oferecer-vos um período de tempo de altíssimo rendimento, melhorando o que antes vos havia retirado, ou seja, força, actividade, velocidade e resistência.
Durante o período menstrual, o nosso corpo, poderá sofrer com uma diminuição dos níveis de cálcio e hidratação assim como uma redução de fluxo sanguíneo, por isso em vez de arrumarmos o material de ginásio num canto e não ir a lado nenhum, devemos adaptar melhor o peso, dado que a nossa força estará ligeiramente reduzida, beber bastante agua e consumir vitaminas tais como E e B6, Cálcio, Magnésio ou alimentos ricos nestas vitaminas.
Se por ventura forem das pessoas que sofrem demasiado com as cólicas menstruais, experimentem uma corridinha….vá lá levantem-se desse sofá fofinho que vos agarra nestas tardes frias, vistam-se a rigor e façam um treino ligeiro, e depois digam lá se as dores não melhoraram, o nosso corpo sabe o que faz e durante a corrida são libertadas endorfinas que irão melhorar esse vosso estado (isto é a versão resumida da coisa).
De vos dizer ainda que se sofrem com esse tipo de dores então nada de cafeína, sal, álcool e estranhamente nem chás pois alguns têm mais cafeína do que vocês possam pensar.
No fundo bebam água, evitem irritar-se e claro não matem ninguém!😝
"Se forem daquelas mulheres que tem um fluxo maior só devem treinar quando este diminuir."

Sem comentários:

Enviar um comentário