17 setembro, 2016

Lanches saudáveis para os nossos filhos

Agora com o inicio do novo ano lectivo, temos que preparar tudo antecipadamente incluindo os lanches da manhã e da tarde para os nossos filhos e por vezes até para nós. Graças a deus que nas escolas já vão tendo atenção naquilo que dão como refeição principal às crianças e nós agradecemos claro. Antes de cuidarmos de nós temos que cuidar dos nossos pequenos, um docinho de vez em quando nunca fez mal a ninguém, mas temos que ter atenção no que mandamos diariamente para os nossos filhos comerem. Vamos ao supermercado e vemos maioritariamente em promoção produtos carregados de açúcar e que todas as crianças adoram (até nós), nos bares das escolas igual, eles cheios de fome vão pedir aquilo que apetece comer, mas que não devem... Obviamente que podemos (tentar) mudar isso. Todos os dias podemos mandar coisas diferentes e saborosas, sem o olhar curioso ou em choque dos outros alunos ou pais, ao pensarem que os nossos filhos estão em dieta ou que os pais tão doidos. É sempre preferível levarem tudo feito em casa do que ir ao café e comprar um bolo á pressa. Desde pequenos devemos ensiná-los a gostar de tudo que assim o processo fica mais fácil. Se tiverem frigorífico na escolinha, podemos optar por sumos naturais feitos em casa. Infelizmente cada vez há mais crianças obesas e temos que parar com isso. É na escola que aprenderão muita coisa inclusive acerca da alimentação e nada como ensiná-los da melhor maneira e quem sabe, se o colega do lado não fica com curiosidade do que é o lanche do amigo e queira ser saudável também.
As crianças têm fases em que o peso ou aparência não interessam, mas vai haver o dia em que acordam para a vida ou decidem mudar, por vezes vão a extremos e deixam de comer ou passam por anorexia, ou mesmo bulimia, temos que evitar isso a todo o custo e ajudá-los a terem uma alimentação equilibrada desde novos.
Temos muitas opções de lanches tanto para eles, como para nós:

  • Muffins caseiros (podem congelar, e tirar conforme vão precisando)
  • Barritas de frutos secos;
  • Cenouras baby;
  • Sumos naturais;
  • Ovos cozidos( sim a gente come eles também podem comer);
  • Sandes com pão escuro;
  • Peças de fruta;
  • Fruta desidratada;

Temos muitas opções e nada serve como desculpa para não lhes darmos uns snacks saudáveis entre as refeições e que no fundo nem dão muito trabalho a serem feitos.

4 comentários:

  1. Excelente post, também tenho essa preocupação com o meu filhote :)

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Este post é muito útil para quem tem filhos. Eu não tenho mas acho que ajuda imenso.

    Passa pelo blog e deixa as tuas perguntas:
    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2016/09/q-3-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar