17 março, 2017

Aditivos Alimentares

Quando olhamos para os rótulos dos alimentos, muitas vezes vemos lá a presença de letra "E" seguindo-se de 3 números há frente. Já li e ouvi certos comentários a dizer para fugirmos de todos aqueles produtos que mencionem o tal E-XXX. Vamos lá perceber se é mesmo verdade ou se não é bem assim.

O que são afinal esses "E´s" ?
Os famosos E´s são aditivos que tem como objectivo de dar cor , sabor ou aumentar o prazo de validade aos alimentos. Muitos destes aditivos podem ser de origem natural ou artificial.

Mas porque o "E"?
São aditivos utilizados nos alimentos que são considerados seguros para a saúde, o facto de serem mencionados pela letra E deve-se ao facto do sistema de avaliação lhe ter atribuído a letra com 3 algarismos devem vir obrigatoriamente nos rótulos.

Estes aditivos são divididos por grupos que são eles:



Esta lista que mencionei é de forma aleatória.
Deixo-vos agora um conjunto de aditivos que ai sim devem evitar.

De forma resumida, alguns destes aditivos quando consumidos em excesso poderão ser nocivos para o nosso organismo, outros poderão provocar intolerância, no entanto como devem calcular existem boatos e mitos suficientes por essa Internet fora para pensarmos que ao consumirmos produtos alimentares com aditivos estaremos a consumir algo que fará mal ao nosso corpo, apesar de incorrecto, não é de todo errado. Vejamos o caso de produtos importados de outros países ou alimentos de origem étnica por vezes trazidos por pessoas estrangeiras residentes no nosso Pais, esses alimentos poderão conter aditivos estranhos, ou seja não testados, ou até proibidos, e ai sim teremos razão para nos preocupar. 
Ou seja, tenham atenção aos aditivos que constam na tabela, pois esses sim devem evitar e muita atenção a produtos que consomem, vindos de países que não testam os produtos.
O ideal e procurar e consumir produtos que não recebem aditivos, tais como produtos de curta validade ou biológicos.



4 comentários:

  1. Muito legal suas informações eu não sabia disso mas agora vou ficar mais esperta obrigada pelas informações.

    ResponderEliminar
  2. Gostei dessa materia ja tinha mais ou menos a noção dos "E". Com essas materias fiquei a saber mais.

    ResponderEliminar