26 fevereiro, 2016

Colesterol

Olá a todos, hoje vou falar acerca do colesterol.Desde que me lembro que sofro de colesterol alto, a médica diz que é genético, já que os meus pais também sofrem do mesmo. Até agora tenho conseguido manter os valores moderados graças a mudança de alimentação e exercício físico. Não se esqueçam que a nossa saúde interior está em primeiro lugar. ;)
Vamos lá falar então um pouco acerca do colesterol.

Colesterol

O colesterol é uma gordura essencial reproduzida pelo nosso organismo, sendo o fígado o responsável pela sua reprodução. Também podemos obter essa gordura através da nossa alimentação.O nosso organismo precisa de colesterol para produzir as membranas celulares, hormonas, vitamina D e ácidos biliares que vão ajudar a digerir os alimentos, mas isto não quer dizer que não tenhamos que ter cuidado, já que precisamos apenas de uma pequena quantidade para que tudo possa funcionar com normalidade.

Existem vários tipos de colesterol:

- Lipoproteínas de baixa densidade (LDL):
Conhecido como "mau" colesterol, por ser aquele que se deposita nas paredes das artérias, quanto mais alto o valor maior o risco de doenças cardiovasculares, avc, hipertensão arterial, etc;

-Lipoproteínas de alta densidade (HDL):
Este é o mais importante conhecido como o "bom" colesterol que tem como função limpar as artérias;

-Lipoproteínas de muito baixa intensidade (VLDL):
É muito parecido com o LDL mas este é composto por mais gordura e menos proteínas;

-Triglicéridos:
São um tipo de gordura mais comum no nosso corpo, ajuda-nos a  fornecer energia quando precisarmos, tem como função juntamente com a VLDL fazer circular o colesterol pelo nosso organismo, mas este tipo de gordura em excesso irão armazenar-se nos tecidos adiposos(tecidos gordurosos).

Principais causas:
- Hereditariedade;
-Excesso de gordura corporal;
-Consumo excessivo de alimentos de gordura saturada;
-Ter uma vida sedentária.

Alimentos que ajudam a equilibrar os níveis:
-Legumes e vegetais;
-Abacate;
-Frutos secos;
-Azeite;
-Romã;
-Peixe azul;
-Carnes brancas;
-Aveia, etc.




Devemos ter uma vida activa, podemos comer de tudo um pouco mas de uma forma moderada, para que os níves não se alterem em demasia para que não traga consequências para a nossa saúde.

Bjinhos até breve ;)





Sem comentários:

Enviar um comentário