02 fevereiro, 2016

TAG: Vida Saudável #2

Olá a todos, trago-vos mais uma tag vida saudável respondido por Ana Rita Marques que tem uma página no facebook e no Instagram  onde  publica diariamente as suas refeições com um aspecto delicioso.
Visitem as páginas dela ;)





1.Quando decidiste mudar os teus hábitos alimentares?
Durante muito tempo tive problemas em controlar o que comia e a forma como comia. A alimentação funcionou sempre como um escape ou refugio e acabou por ter um papel de reconforto na minha vida. Desde os 18/19 anos que me lembro de me preocupar com o que comia, mas quando chegava a hora de decidir o que comer deixava-me levar pelas emoções. Em 2010 foi quando comecei a interessar-me mais por cozinha e alimentação saudável, mas só em 2013 comecei a levar mais a sério a mudança de hábitos alimentares e em maio de 2015 foi quando consegui fazer o clic de vez para a mudança. 

2.Eliminaste algum alimento da tua alimentação?
      Eliminei carne completamente, e estou a eliminar o peixe aos poucos. Além disso dou primazia a produtos biológicos e cortei no açúcar refinado que substituí pelas várias opções que estão disponíveis no mercado: desde stevia, a agave, mel ou frutas desidratadas, batata-doce ou banana, conforme a utilização que lhe quero dar.
       
      3.Qual o alimento que estranhaste, mas depois adoraste?  
            A banana. Durante muitos anos fui intolerante à banana, não conseguia comer sem ficar com a boca e garganta repletos de aftas. Com o tempo fui perdendo a intolerância e agora gosto de usar em batidos, sumos naturais, panquecas, bolos ou gelados. 
     
      4.Não consegues resistir a _____________ .
      Fruta fresca, queijo quark e açaí.
         
      5.Tens dia do lixo? 
      Não lhe chamaria dia de lixo, mas ao fim-de-semana tenho sempre uma postura mais permissiva com as refeições. Se me apetecer um gelado como e não me crucifico por isso. Sei que durante a semana vou ter que ter mais cuidado. O importante é comer de forma natural, produtos e alimentação de verdade e o menos processada possível.
        
      6.Quantas vezes por semana te exercitas?
      No mínimo 3 vezes por semana, mas a minha actividade profissional permite-me ter um dia-a-dia bastante agitado.

      7.Que modalidades costumas praticar?
       Corrida e cross-training. No ginásio trabalho muito com o peso do próprio corpo. De quando a quando gosto e introduzir uma modalidade ou desporto novo e já experimentei desde natação, equitação, kickboxing, corrida com obstáculos, orientação, etc, etc.

      
      8.Tomas algum tipo de suplementação? Se sim quais?
       Tomo suplementação de vitamina B12 mas isso está associado ao facto de fazer uma dieta 99% vegetariana e de ter eliminado completamente a carne da minha alimentação. Uso muita proteína vegetal, como a de cânhamo ou ervilha, mas mais uma vez não a encaro como suplementação mas como alimentos necessários ao bem-estar do meu organismo.
    
      9.Que mudanças em ti desde que iniciaste esta nova fase?
Desde julho de 2015 perdi 9kg, tonifiquei o corpo e sinto-me muito melhor comigo mesma! A auto estima e autoconfiança melhoraram e durante a prática de exercício físico não me sinto tão cansada.

10.Que dicas dás às pessoas que querem mudar os seus hábitos e estilo de vida?
 Uma mudança pequena por semana ajuda a fazer grandes mudanças! A força de vontade e o perceber que o estamos a fazer por nós, pela nossa saúde, bem-estar e auto estima é o mais importante. Ter um grupo com quem partilhar vitórias e frustrações ajuda muito a não desistir. E acima de tudo perceber que um dia ou uma refeição de “Lixo” não tem necessariamente que estragar o nosso foco! Aproveitem e visitem o instagram @ritalmm onde partilho algumas dicas e o meu dia-a-dia ;)

Espero que tenham gostado.
Bjinho ;)





4 comentários:

  1. Adorei a entrevista :)
    Também estou a tentar ser mais saudável :)
    xxx

    www.prettyipinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado ;)
      Se quiseres responder a esta tag, envia as respostas para o meu email, nothingbutpainnsweat85@gmail.com
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Gostava de ter essa força de vontade! ando a tentar ser mais saudável e comecei por cortar em coisas mais simples como fritos, doces e assim, mas sei que carne nunca vou conseguir deixar de comer, talvez também porque não quero. Acho que depende muito dos ideais das pessoas e da força de vontade das mesmas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da tua opnião.Estás a tentar e isso já é um começo ;)
      Bjinhos

      Eliminar